Cérebro TRINO: qual dos sistemas guia a sua vida?

Você já parou para perguntar a si mesmo quem você era? E como você é visto na sociedade?

Seguidamente me vejo refletindo sobre isso e por isso decidi estudar um pouco sobre o comportamento humano na sociedade e descobri alguns termos técnicos bem interessantes, os quais nos dão a percepção sobre como nos comportamos no nosso dia a dia.

Você sabia que existem, dentro do nosso cérebro, três sistemas que atuam de maneiras distintas?    

Pois então, eles existem! E são denominados:

  1. Sistema Reptiliano ou Complexo R
  2. Sistema Límbico
  3. Neocortex

Para entender um pouco melhor o que cada um faz e como cada um funciona resolvi fazer uma síntese.

SISTEMA REPTILIANO ou COMPLEXO R

Esse sistema é definido como instintivo e funciona com base nas memórias já arquivadas em nosso subconsciente. Em situações de emergências, como por exemplo, um cachorro prestes a te morder, ele vai agir de modo que você consiga se proteger rapidamente. Uma pessoa em apuros não pode pensar muito, ela tem que agir para não se prejudicar. Nesse ponto o sistema reptiliano importante e positivo. Por outro lado, como ele trabalha a partir das informações que já possui em nosso subconsciente, acaba por arquivar crenças sabotadoras, fazendo com que o indivíduo tema situações onde não há motivo algum para preocupar-se. Em fim, como tudo e qualquer coisa, o sistema reptiliano tem o lado positivo e o negativo.

SISTEMA LÍMBICO

O sistema límbico é responsável pelos sentimentos, pelas emoções. Assim como o reptiliano ele não pensa. Só que ao contrario do complexo R, ele age pela emoção e não pelo instinto.  É um sistema ativado pelas sensações: prazer, alegria, etc.

Quando compramos algo desnecessário, apenas pelo prazer de comprar, é o nosso sistema límbico que está agindo por nós.

É importante tomar muito cuidado, para não ativarmos esse sistema constantemente, porque as consequências podem se tornar um problema sério.

NEOCORTEX

Esse é o nosso lado racional, inteligente e com funções cognitivas superiores. O sistema mais importante, no meu ponto de vista, e o que menos utilizamos.

Quando estivermos em situações de crise e instabilidade não devemos gritar, brigar, discutir com quem está ao nosso redor. Nada vai adiantar. A consequência será o despertar dos sistemas límbico e reptiliano, o que também não é bom.

Mas então: Agir de maneira racional e consciente? Como?

Pare para pensar. Questione-se. Não aja por impulso. Converse.

Esses são fatores importantes para o seu desenvolvimento pessoal, sua sanidade e sua capacidade de resolver os problemas.

Caso queira entender um pouco mais sobre o cérebro Trino acesse esse link, quem tem um artigo bem objetivo sobre esses sistemas, https://amenteemaravilhosa.com.br/cerebro-reptiliano/.

Você deve estar se perguntando: Ok! Mas o que todo esse papo técnico científico tem a ver com o tipo de cidadão que eu sou?

Se você prestar bem a atenção e relacionar todas essas informações com suas ações diárias vai entender e encontrar a resposta.

Na maior parte do tempo estamos com o sistema reptiliano e o límbico ativado, ou seja, raramente agimos pela razão. E isso diz muito sobre o nosso comportamento em família, em grupo e por fim, em sociedade.

Enquanto você agir por impulso em uma discussão, responder alguém pela emoção ou planejar sua vida toda com base nos dois sistemas em questão, tua imagem como cidadão será descrente, instável e regressiva.  Desse processo irá decorrer a frustração, a autossabotagem e outros problemas pessoais e sociais.

Do contrário, racionalmente, é que tomamos as melhores decisões a curto, longo e médio prazo.

Vou te lançar um desafio para o resto da vida: Em cada decisão, cada situação (desde que não esteja em apuros, é claro) pare. Pense. Reflita as possibilidade e então aja.

Você não só será uma pessoa, um cidadão melhor. Mas a sua vida vai melhorar em todas as escalas.

 “Faça a manutenção do seu cérebro para evitar prejuízos na vida.” Wesley D’amico

Gostou do artigo?
Deixe sua opinião nos comentários e dê sua sugestão!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: