O que é e como funciona processo de ressignificação

Está lembrado do que é ressignificação? Pois então, vamos relembrar esse conceito hoje, além de entender como é realizado o processo de ressignificar bem como as eficácias dessa metodologia. 

Ressignificar é dar um novo sentido a algo, como já publicado anteriormente. Mas como assim? Podemos alterar o conceito das coisas? Não! Mas você pode alterar o CONTEXTO de como, quando e onde elas ocorrem. É dar a algo uma nova visão. É mudar nossa perspectiva sobre determinada situação ou ação. Lembrando que trato do processo de ressignificação exclusivamente relacionado ao comportamento humano. O termo tem significados totalmente distinto em outras áreas como, por exemplo, na comunicação. 

O processo de ressignificação é aplicado, comumente, por coaches,  por programadores de neurolinguística (PNL), ou por psicólogos que atuam na área de neurolinguística, os quais utilizam técnicas específicas para fazer com que o indivíduo construa uma nova perspectiva, mais eficiente, saudável e agradável, sobre a vida de modo geral. Eu diria que é um processo de metamorfoses.

Imagem de Free-Photos por Pixabay

Como cada profissional tem uma maneira própria de trabalhar essa mudança de prisma, irei me deter ao método que a mim foi aplicado. O processo que realizo para ressignificar minhas ações, comportamentos e visões de mundo, ocorre através da resposta de duas perguntas, todos os dias: Porque valeu a pena viver o dia de hoje? E, se eu tivesse o poder de voltar no tempo, o que eu mudaria no dia de hoje? 

É válido ressaltar que nós não podemos voltar no tempo, pelo menos não no mês passado, ano passado, ou na primavera de 2012. Mas podemos voltar no dia de ontem. O que você fez ontem que não lhe agradou e que gostaria de tentar fazer de uma maneira diferente hoje? 

É simples, todas as noites, antes de dormir, eu escrevo o que eu não gostei de ter feito, e faço de outra maneira no dia posterior. Dessa maneira, eu consigo melhorar como pessoa, evoluir meu comportamento e evitar consequências a curto, médio e longo prazo. E se fizermos isso repetidamente, termos tempo para pensar e refletir antes de agir. 

COMO VOCÊ VÊ O MUNDO?
Imagem de enriquelopezgarre por Pixabay

Escrever todos os dias o que eu gostaria de fazer diferente já se tornou um hábito para mim e eu consigo ver a diferença em muitos aspectos da minha vida: relação com a família, comprometimento, relacionamento e também na área profissional. 

A ênfase que dei em responder essa pergunta, não tira a importância da questão sobre o porque meu dia valeu a pena. Afinal, desta maneira podemos perceber o quanto somos rodeados por momentos, pessoas, lições extraordinárias e não valorizamos isso. É a maneira que eu encontrei de valorizar o aqui e o agora. E isso é ótimo, até porque, tudo o que temos é o presente. 

VIVA O MOMENTO. O AQUI. O AGORA!
Imagem de Free-Photos por Pixabay

A eficácia de ressignificar é facilmente percebida se você começar aplicá-la hoje. Não espere para amanhã. Há uma frase que diz: “Comece a ser hoje, o que você será daqui para frente.” Dê o seu melhor nesse processo, ele vale a pena. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: