Valores pessoais: vocábulos que funcionam como bússolas.

É bem comum nós chegarmos em uma empresa e em algum painel ou local específico está escrito a visão, missão e os valores dessa organização. E é sobre esse último termo que irei falar hoje: os valores. 

Esses valores significam muito mais do que meras palavras em um mural bonito.E eles não dizem respeito apenas a corporações, antes disso, eles se aplicam a nós. 

Valores pessoais são termos que expressem algum princípio em nossa vida. Vocábulos que nos impulsionam e nos motivam a ir em determinada direção para atingir um respectivo objetivo. 

E é nessa parte de “nos impulsionam em determinada direção para atingir um respectivo objetivo” que está a importância de descobrirmos e adotarmos valores pessoais em nossa vida. Estamos falando daquilo que você acredita, daquilo que rege a sua vida em prol de aperfeiçoamento, melhoria e evolução pessoal. 

Imagem de Free-Photos por Pixabay

Ao mesmo tempo que ter valores é importante, a obtenção, o reconhecimento desses valores também é relevante. O processo deve ser executado com cautela, reflexão e análise. Existem uma infinidade de valores e escolher entre eles é uma tarefa que exige cuidado. 

Se antes de chegar aqui neste artigo você acessou a página inicial, provavelmente você tenha visto meus valores profissionais. Eles caracterizam o que eu valorizo e o que guia minhas atividades profissionais. No âmbito pessoal, também tenho cinco valores que regem a minha vida: fé, família, responsabilidade, honestidade e persistência. Todas as minhas ações e os próximos passos que irei dar na minha trajetória são baseadas nesses termos.

Imagem de Pexels por Pixabay

Eles  funcionam como um norte, nos direcionando a tomar as melhores decisões, nos ensinando a priorizar e apresentando ao mundo quem somos e onde queremos chegar. Sim, nossos valores dizem muito sobre quem nós somos. Eles influenciam e determinam o que é mais importante na nossa vida. Então eu lhe pergunto: quais são os seus valores?

Segue abaixo uma lista de 10 possíveis valores que você pode adotar:

  1. Oportunidade
  2. Liberdade
  3. Lealdade
  4. Compaixão
  5. Respeito
  6. Sucesso
  7. Justiça
  8. Realização 
  9. Calma
  10. Confiabilidade
Imagem de Pixource por Pixabay

Acreditem, eu já vi listas de até 100 valores pessoais. Mas isso, vai depender de quem você é, do que você quer e dos seus princípios. No entanto, não espere para defini-los, eles irão facilitar sua vida e lhe fazer evoluir como pessoa. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: