O Coaching

O Coaching

Os termos “Coaching”, Coach e Coachee ganharam bastante notoriedade nos últimos tempos. São palavras recorrentemente adicionadas ao vocabulário de muitas pessoas, ou então passaram a fazer parte de muitos textos e vídeos publicados nas redes sociais.

Embora que o conceito tenha sido generalizado e o prestígio desta área profissional tenha decaído devido à essa generalização, posso afirmar que, tanto a profissão, quanto o processo de coaching é algo sério, com metodologias que, se aplicadas corretamente, funcionam e com resultados reais. 

O que significam cada um dos três termos?

De maneira objetiva, coaching é o processo. Ocorre através de uma metodologia específica, trabalhando o desenvolvimento humano, tanto no âmbito profissional quanto pessoal. Ele pode estender-se e atender organizações e/ou grupos de indivíduos. É um processo que possui início, meio e fim, ou seja, se trabalha com foco em resultados. 

Coach é o “treinador”. É aquele que aplica a metodologia do coaching no cliente, este último, por sua vez, é denominado Coachee. 

Como funciona um processo de Coaching?

Um processo de coaching pessoal individual pode ter de 8 a 12 sessões, dependendo da necessidade do cliente. Nesses encontros são trabalhados fatores como: autoconhecimento, visão de mundo e de futuro, metas, estratégias, etc. A relação entre o Coach (treinador) e Coachee (cliente) é guiada por diálogos, testes e ferramentas de desenvolvimento pessoal, reflexão sobre ideias e muitos questionamentos. 

Para ser Coach é preciso ser psicólogo?

Não, não é necessário ser psicólogo para ser Coach. No entanto, esse é um processo que atua diretamente com pessoas e com o comportamento humano, por isso, o aprofundamento no conhecimento do ser humano, principalmente no que diz respeito à mente humana, é um ponto a mais no currículo. A soma de conhecimento e experiências com o comportamento humano é que diferenciam um profissional de outro. Não estou afirmando que seria importante estudar psicologia, mas adianto que é fundamental muito aprofundamento sobre a área. 

Quanto tempo dura uma formação de Coaching?

Essa determinante varia de instituição para instituição. Há formações de apenas quatro dias, que também são conhecidas como “imersões”, e outras formações que duram meses e até um ano. Minha formação, por exemplo, é de duração de um ano. 

Quanto custa uma formação em Coaching?

Antes de assustá-los, preciso dizer que pagar por uma formação ou processo de coaching, não é gasto. É investimento. No que diz respeito à valores, há variações entre as organizações, normalmente variam entre R$ 3.000,00 à R$ 10.000,00. Isso é apenas uma média das pesquisas que fiz e de outras pesquisas já publicadas. Não é uma formação barata, mas vale a pena, porque mesmo não atuando na área você irá aplicar todas as técnicas e processos em você mesmo. E só isso já compensa o investimento. 

Há algum pré requisito para ser Coach?

Há algumas características pessoais que podem pesar na hora de escolher atuar na área, por exemplo, é importante gostar de ajudar o próximo, ter boa comunicação, gostar de obter resultados, saber ouvir e, no meu ponto de vista, ter disciplina. Mas não são requisitos obrigatórios.

Quais as áreas de atuação do Coaching?

Há muitas ramificações da profissão. É possível atuar como coach de relacionamentos, coach pessoal, coach de negócios, coach financeiro, coach de saúde, etc. Há também, organizações que contratam coachs para atuarem no setor de RH. Esse leque de possibilidades é outro fator que representa o quanto vale o investimento. 

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: